Os benefícios de incluir a prática de algum tipo exercício físico na rotina são conhecidos pela maioria das pessoas. Melhora a disposição, o humor, o sono, a saúde e a qualidade de vida em geral. Além disso, a questão física é beneficiada, com a tonificação muscular. Apesar de todos os pontos positivos, muitas pessoas não sabem como adotar esse bom hábito.
Dados demonstram que 37,9% da população brasileira pratica exercícios físicos, segundo o IBGE. A maioria dos que não pratica algum tipo de atividade física, apontou a falta de tempo como principal impedimento. Afinal, começar é fácil, o maior desafio é manter a rotina.
Então, independente se é começo de ano ou não (quando muita gente promete ter uma vida mais saudável), sempre há tempo para ter uma rotina de exercício físico! A seguir, você encontra dicas essenciais para abraçar de vez a atividade física no seu dia a dia. Continue a leitura e saiba por onde começar!
PRATIQUE UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE TE FAÇA FELIZ
A melhor motivação pode surgir ao encontrar satisfação na hora do exercício físico. Hoje, existem diversas opções, seja nos parques públicos, em grupos de esportes, nas academias, em vídeos ou aplicativos que ensinam a como se exercitar. Dessa forma, você não sentirá um peso ou preguiça quando chegar a hora de se movimentar.
ESTABELEÇA OBJETIVOS ALCANÇÁVEIS
O ânimo e a ansiedade que move as pessoas ao iniciar atividades físicas em uma academia, por exemplo, é acompanhado pelo desejo de resultados imediatos. Para isso, estabelecem altos níveis de performance, comuns de quem já faz exercício físico com frequência. Esse é um erro comum que, rapidamente, desanima quem está começando.
Sendo assim, planeje objetivos simples, como: praticar exercício físico duas ou três vezes por semana. Assim como, escolha exercícios simples e que não exijam muito do corpo no início.
RESPEITE SEU CORPO
Após as primeiras práticas esportivas, é normal sentir dores e cansaço. Dessa maneira, não há problema em esperar uns dias para voltar a fazer exercícios. Aos poucos, seu corpo se irá acostumar e as dores ficarão no passado. No entanto, também fique atento: se as dores persistirem, visite seu médico para verificar se está tudo bem.
ANOTE SUA EVOLUÇÃO
Outra maneira de se motivar, é manter um diário sobre sua prática de exercícios. Escreva o que fez, por quanto tempo e como se sentiu. Essas pequenas anotações são uma ótima forma de se lembrar dos benefícios e sentimentos que o exercício físico causou. Assim, fica mais fácil continuar com a rotina de atividades físicas.
PROCURE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Antes de começar os exercícios, visite seu médico. Ele fará uma avaliação sobre sua condição física e detectará se há algo que impeça a prática de exercícios. Depois disso, caso opte por uma academia, converse e planeje seus exercícios com o educador físico. Ambos profissionais serão grandes amigos nessa nova empreitada.
SEPARE UMA HORA DO DIA PARA O EXERCÍCIO FÍSICO
Quando você visualiza o compromisso do exercício físico na agenda, fica mais difícil de ignorá-lo. Por isso, não se esqueça de organizar essa rotina e escolher um momento do dia que seja propício para a prática. Assim como, se organize para que seja uma atividade fácil de cumprir, sem que isso atrapalhe seus compromissos diários.
Com essas 6 dicas, é hora de começar! Companhia também é uma ótima motivação, convide um(a) amigo(a) ou leve consigo aquela playlist favorita. Tudo para tornar o exercício físico um hábito para a vida toda.
Você acha que essas dicas também podem ajudar seus amigos? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e ajude quem também deseja ter mais qualidade de vida!
Referências: Folha de São Paulo, Estado Zen e Revista Claudia