Em busca de maiores cuidados com a saúde dos pacientes, é muito comum que médicos prescrevam medicamentos manipulados, com dosagens adequadas para a necessidade de cada indivíduo, mas para garantir a eficácia no tratamento, é importante ter uma farmácia confiável. Para saber mais sobre como escolher uma farmácia de manipulação, veja as dicas que separamos!
1. Verifique se a farmácia é certificada na ANVISA e outras agências reguladoras
Toda farmácia de manipulação no Brasil deve possuir o certificado de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A agência tem regras rigorosas para permitir a prática da manipulação. A certificação ocorre através de visitas periódicas onde um agente valida todos os procedimentos envolvendo o manuseio dos medicamentos, treinamentos realizados, equipamentos utilizados e armazenamento das matérias-primas.
Além disso, é importante verificar a situação da farmácia mediante outras instituições, como a vigilância em saúde local, conselhos reguladores e associações.
2. Conheça mais sobre a estrutura física da farmácia
Uma boa farmácia precisa de um bom laboratório. Você pode solicitar para a farmácia uma visita ao laboratório para conhecer mais de perto a farmácia em funcionamento, prestando atenção à limpeza, organização e cuidado. Nesse momento, todo detalhe conta para garantir a confiança de quem vai cuidar da sua saúde!
3. Pesquise depoimentos na internet e de amigos
Com a internet, é muito fácil conferir um pouco mais sobre a reputação de um estabelecimento. Ferramentas como o Google e Redes Sociais permitem que você veja depoimentos reais de clientes sobre a farmácia, conferindo suas experiências positivas e negativas. Mesmo que haja algum problema, é importante que a farmácia responda rapidamente e resolva o problema.
E assim como temos sempre opiniões na internet, por que não perguntar para seus amigos e familiares? Com certeza você encontrará alguém que faz uso de medicamentos manipulados e tem uma farmácia de confiança.
4. Não escolha apenas pelo preço
Hoje, ao realizar qualquer compra, é natural que pesquisemos os preços para fazer a melhor escolha, mas é sempre ter cuidado. Todo extremo pode ser perigoso. Como todas as farmácias trabalham com as mesmas matérias-primas, a variação de preço não pode ser tão grande no produto final manipulado. Medicamentos muito baratos podem indicar que algo pode não estar certo nesse medicamento. O ideal é sempre chegar a um ponto de preço justo, e em caso de dúvidas, conversar com a farmacêutica para chegar a um ponto em comum!
5. Verifique o rótulo
Você decidiu qual farmácia e realizou a sua compra, mas como saber se está tudo certinho?
Todo medicamento manipulado deve conter no rótulo todas as informações sobre a farmácia, data de fabricação, validade, nome do paciente, farmacêutico responsável e prescritor e toda a composição detalhada com ativos e dosagens da formulação.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a farmácia para obter esclarecimentos diretamente com o farmacêutico.
6. Como solicitar um medicamento manipulado à distância?
Com a pandemia, muitos dos serviços que fazíamos pessoalmente se tornaram online. Com a farmácia não foi diferente. Todas as farmácias estão preparadas para realizar o atendimento por Whatsapp, telefone ou email para a compra de medicamentos manipulados. Há serviços de entrega e retirada por motoboy para garantir que tudo chegue com segurança até a sua casa.
Caso queira solicitar uma cotação, basta enviar uma foto da sua receita por Whatsapp e em minutos você já pode verificar preço e comprar online com segurança.