Como anda a sua alimentação na quarentena? Desde que a pandemia do novo coronavírus começou e o isolamento social se tornou uma realidade, milhares de brasileiros que estavam acostumados a comer fora de casa, tiveram que aprender ou reaprender a preparar suas refeições.
Cozinhar o próprio alimento pode ser uma forma de descobrir novos prazeres, mesmo para quem não entende de gastronomia. Porém, se alimentar em casa traz outra preocupação além do preparo da refeição: a mudança dos hábitos alimentares e seus impactos no estilo de vida saudável.
Certamente, perder o foco e manter uma dieta desregrada num momento como este, é extremamente fácil. Sobretudo, a ociosidade e ansiedade podem se tornar verdadeiros perigos para a saúde e para o peso.
Por isso, trouxemos algumas dicas valiosas para você cuidar da alimentação na quarentena, e passar a enxergar a situação como uma oportunidade de melhorar os seus hábitos alimentares. Confira!
Avalie sua rotina
Comece avaliando sua rotina alimentar. Caso perceba que não é saudável, pense em como pode reorganizá-la. Dessa forma, para quem mora com a família, pode ser uma oportunidade para distribuir as tarefas de preparo das refeições e estimular bons hábitos alimentares.
Planeje suas compras
Por conta da quarentena, ir até o supermercado se tornou menos frequente. Assim, é recomendado que você organize uma lista de compras, baseada na observação da rotina alimentar da sua casa, para garantir um cardápio diversificado, evitando desperdícios.
Algumas dicas de alimentos para incluir na lista são: frutas, verduras, hortaliças, legumes, cereais, carnes magras, ovos e grãos.
Explore novas receitas
Para quem gosta de cozinhar, a quarentena é a oportunidade de testar receitas. Além disso, não precisa ser um “mestre cuca” para isso, não é mesmo? Na internet, você encontra milhares de receitas fáceis, deliciosas e saudáveis, que vão acrescentar sabores diferenciados as suas refeições caseiras e, o que é melhor, contribuir para o seu bem estar físico e mental.
Ademais, essa é uma ótima maneira de aproveitar bem todas as partes dos alimentos, e de criar receitas com o que sobrou da refeição passada, evitando o desperdício.
Aposte em alimentos coringa
Engana-se quem pensa que, para cozinhar uma boa refeição, é necessário um grande número de ingredientes. Ou seja, você pode usar os chamados alimentos coringa, que são práticos e rendem uma série de receitas diferentes e saborosas, como é o caso do ovo.
Aposte nas marmitinhas fit
Caso você não goste de cozinhar ou não tenha ideias para preparar uma refeição saudável, a dica é apostar nas marmitas fit. Além de poupar o trabalho no fogão e contribuir para a sua saúde, você ajuda as empresas de comida caseira a manter o negócio durante a pandemia.
Se alimente de forma consciente
Inegavelmente, todas as refeições devem ser feitas de maneira consciente. Portanto, preste atenção aos sabores e texturas dos alimentos, mastigue bem cada um deles e aproveite ao máximo o momento. Sem dúvidas, isso refletirá diretamente na sua saciedade e te ajudará a evitar excessos.
Evite alimentos industrializados
Apesar de servir para qualquer momento, esta dica cai muito bem para a alimentação na quarentena. O isolamento aumenta a ansiedade, e a comida pode acabar se tornando uma válvula de escape.
Portanto, atente-se e evite alimentos que prejudiciais à saúde, especialmente os processados como: salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, enlatados, embutidos, etc.
Eles são ricos em sal, açúcar, gordura hidrogenada e conservantes. O ideal é optar por alimentos naturais e frescos, criando pratos bem coloridos.
Higienize e armazene bem os alimentos
Alimentos devem ser higienizados e armazenados em local arejado, seco e limpo. Feche bem as embalagens já abertas antes de guardá-las, e verifique regularmente a validade dos produtos.
Compartilhe este post com quem você gosta e ajude-os a manter uma alimentação saudável nesta quarentena!