A campanha Outubro Rosa reforça certos cuidados relacionados à saúde da mulher e promove um estilo de vida saudável. Seja qual for a faixa etária, os métodos de prevenção devem fazer parte da rotina, com pequenas e significativas práticas.
Em meio à correria do dia a dia e os compromissos com o trabalho e a vida pessoal, às vezes, o autocuidado é deixado de lado. No entanto, com um bom planejamento, é possível realizar todas essas tarefas e ainda cuidar da saúde, em prol de uma vida plena e longeva.
Nos tópicos abaixo, você verá o que é essencial no autocuidado da mulher, com dicas que reforçam a importância da valorização feminina. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!
1. Alimentação saudável
É muito importante ter atenção aos bons hábitos alimentares. Alguns alimentos ingeridos em grandes quantidades, ou de forma compulsiva, podem gerar doenças e outros malefícios à saúde.
Portanto, é necessário optar por refeições que favoreçam a saúde da mulher e permitam o bom desempenho do seu organismo. É preciso manter o controle até em momentos difíceis, como por exemplo, as situações estressantes causadas pela pandemia do novo coronavírus.
Você conquistará vários benefícios ao adotar bons hábitos alimentares. Por exemplo, será possível manter a boa forma, o bom humor, sua musculatura ficará mais fortalecida e perceberá muito mais disposição ao longo do dia.
2. Saúde mental
Essa quarentena fez com que muitos indivíduos ficassem ansiosos e apresentassem outros comportamentos nada favoráveis a uma vida saudável. Cuidar do corpo é fundamental e tão importante quanto cultivar uma boa saúde mental. Não importa o gênero, a idade ou a época do ano, se você não tem se sentido bem e acha que uma ajuda profissional agregará valor ao seu desenvolvimento humano, não hesite em fazer essa escolha.
Além do auxílio de um médico, é possível adotar algumas práticas com o intuito de prevenir o aparecimento de certas doenças. Por exemplo, o contato com a natureza, a prática de algum esporte da sua preferência, passeios ao ar livre e também separar um tempo para atividades de lazer e entretenimento.
3. Métodos contraceptivos
Se você ainda não está preparada para ser mãe, é necessário contar com a ajuda de alguns métodos contraceptivos que ajudam a evitar uma gravidez. O Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, oferece de forma gratuita preservativos, pílulas e demais anticoncepcionais.
Essas medidas colaboram para a saúde da mulher e previnem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e também de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Portanto, fique atenta e previna-se.
4. Saúde ginecológica
Como comentamos, o Outubro Rosa incentiva os cuidados quanto à saúde da mulher relacionadas ao câncer de mama e também ao de colo do útero. Por isso, não deixe de agendar sua consulta com o ginecologista para esclarecer qualquer dúvida e fazer os exames de prevenção necessários. Por exemplo, mamografia, ultrassom das mamas, colposcopia, vulvoscopia e também os exames de sangue. Conte sempre com o apoio de um profissional especializado e não negligencie a importância desses serviços.
Durante a leitura deste artigo, você conheceu as principais medidas para garantir a saúde da mulher. Portanto, abrace a proposta do Outubro Rosa e garanta seu bem-estar e sua prosperidade.
Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude suas amigas a conhecerem esses cuidados essenciais.