Quando o assunto é farmácia de manipulação, a principal questão é se o remédio manipulado funciona. Além dessa dúvida, muitas pessoas querem saber se ele é mais caro, ou quais seriam suas diferenças com relação ao medicamento tradicional. Neste artigo, nós vamos explicar o que é o remédio manipulado e como é seu processo de fabricação, para desmistificar todas essas questões.
De antemão, já afirmamos que os manipulados possuem a mesma eficácia do remédio convencional, sendo até mais vantajosos para a saúde do paciente. Além disso, o remédio manipulado também segue normas e padrões de segurança.
Quer entender como são feitos os remédios manipulados, onde são vendidos e quem são os responsáveis pela sua produção? Continue a leitura!
AFINAL, PARA QUE SERVE O REMÉDIO MANIPULADO?
Igual a qualquer outro remédio que você encontra nas drogarias, o remédio manipulado também promove os mesmos resultados. No entanto, eles somente são vendidos nas farmácias de manipulação, estabelecimentos responsáveis pela sua produção. Além disso, cabe ao farmacêutico responsável pela farmácia, controlar e verificar que todo o processo de manipulação seja de qualidade e seguro, seguindo a legislação vigente.
A saber, a farmácia de manipulação utiliza o mesmo ativo do remédio industrializado. Isso significa que o paciente recebe a mesma substância para combater ou amenizar os sintomas da sua doença. Mas aqui surge a principal característica do manipulado: é possível personalizar o remédio segundo as necessidades do paciente. E o que isso significa?
Na consulta com o médico, ele pode orientar que o manipulado seja produzido com a adição ou subtração de alguma substância. Isso permite a produção de um medicamento hipoalergênico, por exemplo. Da mesma forma, são detalhadas a dose e a quantidade específica que devem ser produzidas, para o tratamento completo do indivíduo.
VANTAGENS DO REMÉDIO MANIPULADO
Agora que você já sabe as principais características de um produto manipulado, podemos ir além. Outra informação interessante, é que não são feitos somente remédios, mas também cosméticos, suplementos alimentares, protetores solares, dermocosméticos, suplementação para atletas e muito mais. Conheça mais vantagens a seguir!
COMBINAÇÃO DE FÓRMULAS
Por ser um medicamento personalizado, ele pode ter mais de uma função. Essa é uma grande vantagem para pessoas que tomam mais de um remédio por dia, para diferentes enfermidades. Dessa forma, é feita a união de diferentes matérias-primas em um só produto, o que facilita e torna mais prático o tratamento de saúde.
ECONOMIA DE RECURSOS
Na receita prescrita pelo médico, é indicada uma quantidade específica do remédio manipulado. Assim, a farmácia de manipulação produz aquilo que realmente será utilizado até o final do tratamento. Dessa forma, possibilitando mais economia para o paciente.
FORMATO DIFERENCIADO
Crianças e idosos podem ter problemas com a medicação, caso ela seja de difícil administração. Porém, nas farmácias de manipulação, é possível verificar a possibilidade de um formato exclusivo. O remédio pode ser saborizado, em pó, líquido, cápsulas ou até em formato de balas e doces.
MAIS BARATO
Em alguns casos, o remédio manipulado pode ser mais barato que a versão tradicional, industrializada. Isso porque ele é feito em dosagens e quantidades exclusivas, o que pode diminuir o preço final para o consumidor.
Agora que você conhece todos os benefícios de optar por um tratamento com produtos manipulados, pode se sentir mais confiante com a escolha. Vale lembrar que é imprescindível a consulta com um profissional da saúde para obter a receita médica do seu remédio manipulado.
Então, agora que você já sabe que o remédio manipulado funciona, leia também as vantagens da manipulação de suplementos. Clique aqui!
Referências: Tua Saúde