Traçar novos planos, escolher modos de vida mais saudáveis, mudar nosso ambiente ao redor. Todos esses pensamentos de mudanças de hábitos costumam aparecer em nossas vidas em algum momento, sendo o começo do ano a época em que mais gente se apega às promessas. No entanto, adotar novos comportamentos não é fácil, e exige muito de nós.
A vontade de mudar surge quando reconhecemos que certas escolhas são prejudiciais. Seja na alimentação, nos relacionamentos ou no desempenho profissional, sabemos que poderíamos atuar melhor. Mas chegar nesse patamar exige paciência, comprometimento e mudanças de pensamentos. Ademais, são poucas as pessoas que chegam lá e aproveitam dos benefícios.
Sendo assim, é preciso entender o que freia e desmotiva uma mudança de hábitos. Essa é uma forma de identificar um problema e atuar de maneira consciente para transformar sua vida. Começaremos com a ciência, como ela explica essa dificuldade e, em seguida, demais fatores que nos prejudicam no alcance das mudanças. Continue a leitura para entender melhor!
PILOTO AUTOMÁTICO
Assim como diz o nome, nosso organismo também entra em modo “piloto automático” e o motivo é economizar energia. Os hábitos não ficam armazenados na memória, mas em outra área do cérebro. Isso tem um grande significado! Prova de que nós aprendemos e tomamos decisões inconscientes sem lembrarmos das razões para elas.
Dessa forma, identificar que o hábito tem um grande poder positivo e usá-lo para o benefício próprio, é um grande avanço.
ACEITAÇÃO
O ambiente e as pessoas que nos rodeiam influenciam a maneira como nos comportamos. Essas influências externas afetam nossas decisões e a vontade de realizar uma mudança de hábitos. Há quem se sinta mais pressionado em adotar um bom ou mau hábito. E esse processo de aceitação afeta a maneira como olhamos para nós mesmos. Mas é preciso saber que cada pessoa determina seu próprio ritmo.
PRAZER NO VÍCIO
Por que é tão difícil parar de comer doce, por exemplo? Isso é porque nosso cérebro libera substâncias de prazer, como a dopamina, quando comemos nossos alimentos favoritos. O que torna as mudanças de hábitos um desafio. No entanto, não é impossível, é preciso reaprender!
Então, de que forma tornar essa mudança real? Fizemos um passo a passo para você começar hoje as suas mudanças de hábitos.
COMO CRIAR NOVOS HÁBITOS
Existem diferentes técnicas para implementar mudanças de hábitos, mas vamos apontar aqui, maneiras simples, mas você pode adaptá-las. Confira:
Ressignificar a rotina: Pense naquele hábito que deseja mudar. Cigarro, doces, bebida, celular, redes sociais. Qualquer que seja esse “vício”, tenha em mente, de maneira clara, o que é.
Identifique a recompensa: Reflita sobre o que você realmente busca com esse hábito. Fuma para conversar com os amigos? Curiosidade de saber o que está acontecendo nas redes? Come doces mesmo sem estar com fome?
A deixa: Agora é preciso buscar mais à fundo. É hora de se questionar o que faz você praticar esse hábito. Medo de ser excluído? Tédio no trabalho? Ansiedade que resulta em vontade de doces?
Planejar a ação: Com todas essas respostas em mente, busque trocar esse hábito por um novo, ou maneiras de incentivar essa mudança. Se é o medo a ser excluído, crie situações onde o cigarro e/ou a bebida podem ser deixados de lado. Assim como proponha novas formas de interações com seus amigos. Se deseja deixar de lado as redes, por que não trocar por um documentário ou ler sobre seus assuntos favoritos? Incluir uma rotina de exercícios físicos no seu cotidiano também é uma boa pedida.
Lembre-se: as mudanças de hábitos não ocorrem do dia para a noite, leva tempo e esforço. Por isso, o ideal é estabelecer metas a longo prazo. Assim, é possível tornar esse processo prazeroso, respeitando os próprios limites. Além disso, novos hábitos atraem um estilo de vida mais saudável. Com o tempo, será mais fácil abraçar cada vez mais os bons hábitos.
Você acha que este artigo pode ser interessante para mais pessoas? Compartilhe-o nas suas redes sociais!
Referências: Katiane Vieira e O Tempo