Adotar novos hábitos de vida exige comprometimento e foco. Afinal, não é fácil mudar rotinas alimentares e físicas. No entanto, essa mudança deve ser feita com saúde, sem que seja necessário correr riscos. Nesse contexto é que se encaixa o gerenciamento de medidas, que consiste na busca pelo peso ideal.
Para um gerenciamento de peso eficaz, é necessário que o corpo gastar mais calorias do que se consome. Dessa maneira, há uma condição favorável para mudar as medidas corporais. Para conhecer quais cuidados podem fazer parte da sua rotina e do gerenciamento de medidas, continue a leitura e confira nossa dicas abaixo!
AUMENTE A SACIEDADE
As fibras são grandes aliadas no processo de gerenciamento de peso. Isto é, elas fazem com que a fome demorar para aparecer, funcionando como uma boa estratégia para a dieta. Os alimentos que contém fibras são as frutas, feijões, lentilha, grão de bico, arroz, trigo, aveia, cevada, ervilha, legumes e verduras. Sobretudo, essa grande variedade permite que eles sempre estejam presentes em alguma refeição diária.
FAÇA UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Reestruturar a alimentação requer o auxílio de um profissional da saúde, no caso, um nutricionista ou nutrólogo. De acordo com as necessidades físicas e alimentares específicas de cada pessoa, é montada uma lista de alimentos que devem fazer parte da nova rotina. Dessa forma, são escolhidos alimentos saudáveis que proporcionarão energia e saciedade.
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS
O gerenciamento de medidas sempre vem acompanhado dos exercícios físicos. Sobretudo, eles são parte fundamental para que o peso na balança diminua, proporcionando diversos benefícios para a saúde. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de 150 minutos semanais de exercícios. Ou seja, fazer uma hora de exercício, três dias na semana, já ultrapassa essa meta! O que demonstra que é possível abraçar esse desafio.
INVISTA EM OPÇÕES NATURAIS
Existem muitos elementos naturais que podem ser agregados ao novo cardápio, que ajudam no gerenciamento de medidas. Entre eles, os suplementos e complementos alimentares. Ambos são encontrados nas farmácias de manipulação e fornecem substâncias essenciais para o organismo. Podem ser vitaminas, minerais, proteínas e demais elementos, os quais estão em quantidades concentradas e funcionam, como o próprio nome sugere, como um complemento à dieta.
FUJA DE DIETAS MILAGROSAS
De tempos em tempos, surgem novas dietas que prometem o gerenciamento de medidas de maneira rápida e fácil. Entretanto, é preciso entender que fórmulas milagrosas para perder peso não existem. Além disso, por mais que haja alguém que já tenha se beneficiado com a tal dieta, é provável que as mudanças não sejam mantidas. Para isso damos o nome de “efeito sanfona”.
Dessa maneira, as dietas devem ser sempre orientadas e acompanhadas por profissionais. Eles irão traçar um plano alimentar consistente de longo prazo e, aos poucos, os resultados serão visíveis. Vale lembrar que mudanças bruscas na alimentação ou restrições sem sentido, podem trazer prejuízos para o organismo.
DÊ PREFERÊNCIA AOS ALIMENTOS NATURAIS
Com a maior oferta de alimentos industrializados e a facilidade para consumi-los, é comum que eles façam parte da vida de muitas pessoas. Porém, essa simplicidade traz consigo alguns prejuízos. Entre eles, o baixo valor nutritivo, alto teor de gorduras e sódio. Para alcançar um gerenciamento de medidas eficaz, é preciso cortar esses alimentos da rotina.
Dessa maneira, a substituição pode ser feita por alimentos naturais, como frutas da estação, verduras, legumes, grãos e demais alimentos. Assim, o corpo se beneficia de uma alimentação mais equilibrada e saudável. Além disso, evita-se a ingestão de conservantes ou demais substâncias químicas nocivas.
Uma ótima opção natural para auxiliar no gerenciamento do peso, é a Pholia Magra, suplemento que ajuda na redução de gordura localizada. Conheça mais sobre suas propriedades, clicando aqui!
Referências: Minha Vida e Revista Saúde