Todos nós conhecemos alguém que conseguiu emagrecer com uma dieta milagrosa. Muitas vezes, essas dietas são bastante restritivas e trazem resultados que não são duradouros. Por isso, é importante tomar cuidado ao emagrecer rápido e urgente, essa escolha pode trazer sérios danos para a saúde.
Apesar de ser um desejo comum, emagrecer sem muitos sacrifícios, é uma escolha tem suas consequências. A perda de peso não é um processo rápido, ela depende de mudanças alimentares, melhores hábitos de vida e de preferência, feita com acompanhamento médico.
Afinal, o corpo não ganha peso com facilidade, de um dia para o outro. Da mesma maneira, não se pode esperar emagrecer em velocidade recorde. O ideal é emagrecer com saúde, sem que isso cause problemas para o organismo. Quer saber como isso é possível? Continue a leitura!
QUANDO A PERDA DE PESO NÃO É INTENCIONAL
Diferente das dietas de moda, o emagrecimento brusco pode acontecer em determinadas situações. Podem estar relacionados a um período de grande estresse na vida do indivíduo, como a perda de uma pessoa querida, o fim de um relacionamento ou a falta de emprego por exemplo.
Outras situações em que isso pode acontecer, é no caso de doenças. Por isso, é importante notar se está acontecendo uma perda de peso muito rápida sem nenhum motivo aparente. Entre as doenças mais comuns que provocam o problema, estão a depressão, disfunções na tireoide, abuso de drogas ou álcool, doenças intestinais, entre outras. O que reforça a necessidade de um check-up regular.
CONSEQUÊNCIAS DE EMAGRECER RÁPIDO E URGENTE
São diversos os problemas de saúde decorrentes da adoção de uma dieta da moda. Em geral, elas não têm base científica que permita ao corpo emagrecer com saúde e lhe dê tempo para se adaptar às novas condições. Dessa forma, é comum surgirem certos sintomas, como veremos abaixo.
QUEDA DE CABELO E UNHAS FRACAS
Quanto mais restritiva a dieta, mais nutrientes faltarão para o organismo. Dessa forma, vitaminas, proteínas e zinco em menores quantidades no organismo, podem causar a queda de cabelo e enfraquecer as unhas.
TONTURA E FRAQUEZA
Sem a obtenção mínima necessária de nutrientes, a irrigação sanguínea também fica comprometida. Quando isso acontece, a oxigenação de músculos e do cérebro não ocorre da maneira adequada, o que causa tontura e sintomas de fraqueza. Além disso, no caso de dietas que restringem os carboidratos, as tonturas são efeito de baixo nível de açúcar no sangue, a hipoglicemia.
FLACIDEZ
A pele também sofre quando a pessoa decide emagrecer rápido sem a devida orientação profissional. Na falta de nutrientes, a pele não consegue acompanhar o ritmo acelerado de perda de peso e fica flácida.
EFEITO SANFONA
O efeito sanfona consiste em uma adaptação do corpo quando a pessoa adota uma dieta restritiva. O metabolismo adaptativo se resume em voltar a ganhar o peso assim que a dieta termina. Isso porque há uma grande perda de massa magra e a taxa de metabólica basal, aquela que diz quanto você queima de calorias sem fazer exercícios, que diminui. Assim, é mais fácil ganhar peso após o fim da dieta.
Como vimos, a adoção de uma dieta famosa sem a orientação de um profissional, pode causar sérios problemas de saúde. É preciso adotar uma reeducação alimentar em que são estabelecidos novos hábitos alimentares no decorrer do tempo, sem limitações de um dia para o outro. Além disso, a adoção da prática regular de exercícios físicos contribui para o emagrecimento saudável. Dessa forma, o corpo não fica prejudicado e consegue se adaptar às mudanças progressivas de peso. E o mais importante: procure um nutricionista. É o profissional mais indicado para orientar sobre uma dieta saudável e balanceada, de acordo com os seus objetivos.
Gostou do nosso artigo? Siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de assuntos essenciais sobre sua saúde.
Referências: Dr Consulta e Mulher