Eles auxiliam no funcionamento dos rins e no processo de filtração e reabsorção de água e sais minerais
Você com certeza já ouviu falar sobre o uso de diuréticos para acabar com o inchaço. Os chás dominam a cultura popular e são a base de muitos ativos naturais reconhecidos por sua função diurética, uma vez que aumentam a quantidade de urina do organismo, para assim poder eliminar sódio presente em vários alimentos industrializados e no sal de cozinha.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal de um adulto saudável deve ser no máximo de 2g, equivalente a uma colher de chá em todas as refeições. Mas no Brasil, o consumo é exagerado e a média diária é de 2 colheres e meia.
REDUZA O CONSUMO DE SAL
Enquanto as campanhas de mobilização pela redução no consumo de sal não surtem efeito, a medicina recorre aos diuréticos, usados para tratar doenças que são consequência desse consumo exagerado, como hipertensão e insuficiências renal e cardíaca.
Os diuréticos atuam no funcionamento dos rins, ajudando o processo de filtragem de água e sais minerais. Desse modo, aumentam a quantidade de urina produzida pelo corpo e, ao intensificar o fluxo urinário, ajudam na eliminação do sódio.
Além disso, os diuréticos também costumam ser indicados para diminuir a retenção de líquido, o famoso inchaço corporal – queixa comum entre as mulheres. Alguns alimentos possuem ação diurética, outros podem ser formulados a partir de ativos naturais.
OS TIPOS DE DIURÉTICOS
Existem diversos tipos de diuréticos, eles agem em áreas diferentes dos rins, e ajudam na eliminação de alguns sais específicos. Um exemplo disso é o ácido úrico, que pode se acumular no organismo, podendo causar várias inflamações nas articulações, como a gota e a artrite.
O maior benefício do diurético é desinchar o corpo. Por esse motivo, a substância é frequentemente relacionada ao processo de perda de peso. Contudo, apesar de diminuírem o inchaço, os diuréticos não queimam a gordura.
O que acontece é que a água também pesa, portanto, é esperada uma redução do peso conforme ela for eliminada. Por isso, é tão importante aumentar a ingestão de água, quanto mais líquido mais toxinas serão eliminadas do corpo que precisa ficar hidratado.
CONTRA-INDICAÇÕES
Apesar de muitos diuréticos serem naturais, o seu uso é restrito a algumas pessoas. Por exemplo, não são recomendados para pessoas que possuem hipertensão e já fazem o uso de remédios para controlar a pressão ou pessoas que apresentam alguma alteração cardíaca ou nos rins.
Nesses casos, o uso desses remédios pode acabar prejudicando à saúde. Além disso, os diuréticos são contraindicados para mulheres gestantes e durante a amamentação. Mesmo sabendo de todos os benefícios dos diuréticos, é importante ressaltar que esses remédios só devem ser usados sob orientação profissional.
Uma dica para potencializar ainda mais a ação dos diuréticos, é praticar alguma atividade física após a ingestão. Dessa forma, a contração muscular irá estimular a circulação sanguínea, levando mais água para os rins e facilitando a sua eliminação.
Gostou? veja mais.
Textos sugeridos no nosso portal: www.emporiomagistral.com.br
Conheça os benefícios do sucodetox para diminuir no combate à gordura abdominal.
Muito boa essas informações, inclusive pelos cuidados que se deve ter.