Os cuidados com a pele oleosa sempre causam dúvidas, especialmente quando o assunto é o controle da oleosidade. Embora seja uma condição natural, esse inconveniente pode ser agravado por diversos fatores. Entre eles, poluição, genética, condições climáticas, alimentação e a falta de cuidados específicos.
Mas, não se preocupe, existem diversas soluções para tratar o problema, que envolvem desde dermocosméticos até mudanças de hábitos, que farão a diferença na sua beleza!
Então, quer acabar com o brilho excessivo da pele oleosa? Não perca nossas dicas. Continue a leitura!
USE UM SABONETE ESPECÍFICO
Iniciar uma rotina de cuidados com a pele, deve contar com produtos específicos para seu tipo de pele. Nesse caso, o sabonete para pele oleosa, conhecido como seborregulador, é o ideal! Ele controla a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e promove uma pele mais seca. Ademais, não provoca o ressecamento.
As linhas de sabonete seborreguladores são, em geral, em barra ou gel. Além disso, também costumam ter em sua composição, gluconato de zinco, ácido salicílico e LHA e vitamina C.
NÃO LAVE O ROSTO EXCESSIVAMENTE
Quem tem a pele oleosa, pode imaginar que lavar o rosto várias vezes ao dia pode ajudar a diminuir a oleosidade. No entanto, isso não é correto. O que pode acontecer é, inclusive, um efeito rebote. Ou seja, a pele entende que precisa produzir mais sebo.
Por isso, o recomendado é lavar no máximo três vezes ao dia. Portanto, deve-se lavar o rosto pela manhã, no meio do dia e à noite.
MANTENHA A PELE HIDRATADA
Outro equívoco comum, é acreditar que a pele oleosa não precisa de hidratação. No entanto, o brilho em excesso da pele é um sinal da tentativa do corpo de manter a hidratação. Sendo assim, quando é feita uma hidratação diária do rosto, a produção de óleo na pele diminui.
Além disso, opte por hidratantes que sejam específicos para a pele oleosa. Em geral, eles têm composição livre de óleos e textura fina. Uma boa solução é o uso de serúns, que são aquosos, não são gordurosos e têm alto poder de hidratação, em pouca quantidade de produto.
VERIFIQUE A TEMPERATURA DA ÁGUA
Altas temperaturas de água também interferem nos cuidados com a pele oleosa. A saber, acima de 37 º C, a água pode ressecar a pele, aumentando a produção de sebo. Por isso, atenção!
CUIDADO COM A MAQUIAGEM
Para não ocasionar um efeito rebote, a maquiagem também deve ser feita com cuidado. Antes da aplicação, limpe e tonifique a pele, utilize bases livres de óleo e produtos que controlam o brilho. Aliás, cuidado para não usar muita maquiagem, o que pode deixar a pele ainda mais oleosa.
BEBA ÁGUA
A hidratação de dentro para fora também é importante! Segundo especialistas, quem tem pele oleosa, deve beber entre 2 e 3 litros de água por dia. Assim, é possível diminuir o sebo, eliminar toxinas e fazer realmente um detox!
Além disso, não se esqueça de marcar uma consulta com o seu dermatologista! Ele poderá indicar novidades em produtos específicos para a pele, e orientar os cuidados com a pele oleosa.
Nosso conteúdo foi relevante para você? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades para sua beleza e saúde!
Referências: M de Mulher e Beleza na Web
Obrigada vou seguir as dicas, estou precisando cuidar mais da minha pele, ultimamente ela está muito maltratada e horrorosa kkkkk