É possível ter uma boa alimentação mesmo no inverno? Essa dúvida é muito comum, já que as temperaturas baixas costumam “dar mais fome”. Mas isso tem uma explicação: o corpo gasta mais energia para manter sua temperatura habitual e assim, demanda a ingestão de mais calorias. Daí vem aquela vontade de comer constantemente no inverno!
No entanto, são as escolhas alimentares que farão toda a diferença no final da estação. Uma boa alimentação será a responsável por manter a saúde e gerenciar o peso. Então, mesmo que os pratos mais calóricos sejam a tentação, o ideal é adaptar o cardápio sem ter que passar vontade.
Dessa forma, não haverá um acúmulo de gordura proveniente do exagero no inverno. E como você verá, é possível manter a qualidade da alimentação no frio preparando receitas deliciosas! Confira nossas dicas a seguir!
APOSTE NOS CALDOS
Os caldos, sopas e cremes, são uma boa variedade para esquentar o corpo durante o inverno. Eles podem ser servidos como entradas ou pratos principais. Entretanto, somente escolha um carboidrato para acompanhar sua sopa, como batata, mandioquinha ou inhame. Além disso, incremente a sopa com legumes e verduras. Nesse caso, cenoura, brócolis, espinafre, couve, repolho, abobrinha e vagem são ótimas opções. Se a sopa for um prato principal, vale adicionar uma proteína, como carne bovina, frango ou ovo.
FAÇA REFOGADOS
No verão, as saladas abrem o apetite e saciam a fome. Dessa maneira, no inverno elas acabam ficando de lado, o que é um erro. Como alternativa, as verduras e legumes podem ser refogados e servidos quentinhos. Assim, há garantia de um equilíbrio nutricional ao manter a ingestão necessária de nutrientes. Brócolis, acelga e agrião são alguns bons exemplos.
ESCOLHA AS OPÇÕES INTEGRAIS
Em geral, as massas são um prato comum na mesa de muitos brasileiros. Para conseguir fazer o gerenciamento de peso no inverno, elas podem ser substituídas por versões integrais. Assim, pães, macarrão e bolos podem ser consumidos no inverno sem provocarem um peso na balança. Além disso, ao ser mais lenta a digestão dos integrais, dão maior saciedade.
NÃO SE ESQUEÇA DAS FRUTAS
Manter uma boa alimentação exige que as frutas sempre façam parte da rotina alimentar. No inverno, elas também podem se transformar em opções mais atrativas, como geleias e purês. O ideal é aproveitar as frutas da estação, como maçã, pera e uva. Outra opção são as frutas secas, desidratadas e cristalizadas. Essas últimas também agregam nutrientes e são versáteis para diversas receitas.
DIVERSIFIQUE OS CHÁS
Não há dúvidas: as bebidas quentes fazem sucesso no inverno! Entre elas, o chá, uma bebida que pode aumentar a saciedade e proporciona diversos benefícios para o organismo. O chá verde, por exemplo, tem alta concentração de flavonoides, o que ajuda na perda de peso e gordura. Já o chá de alho, limão e mel, ajuda no tratamento das famosas dores de garganta, comuns no frio.
INCLUA AS FIBRAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO
As fibras são uma importante fonte alimentar que auxilia no funcionamento do intestino. Além disso, provocam maior saciedade. Arroz integral, sementes de chia e linhaça podem ser incluídos em pratos como caldos e sopas. Outro benefício é a ação anti-inflamatória da chia e linhaça, já que ambas possuem ômega 3.
Já pensou em alguma receita com as nossas dicas? Deixe seu comentário sobre o tema e nos conte como mantém uma boa alimentação no inverno!
Referências: Revista Cláudia, Guia da Semana e Minha Vida