Os medicamentos que a maioria das pessoas conhecem, são produzidos em escala industrial, por laboratórios. Eles são posteriormente distribuídos às redes de drogarias. Porém, não são a única opção disponível. O remédio manipulado pode apresentar as mesmas funções do industrializado, além de outras vantagens.
Os medicamentos manipulados seguem requisitos e normas para que sejam vendidos ao público. Contudo, só podem ser comercializados em farmácias de manipulação, também conhecidas como farmácias magistrais.
Mas, por qual o motivo para o remédio manipulado é escolhido por médicos e pacientes? Como são produzidos e como funcionam? Entenda melhor a seguir!
O QUE É REMÉDIO MANIPULADO?
A principal característica, assim como diferença do remédio manipulado, é que ele é feito de maneira específica para o paciente. Dessa forma, sua fórmula é manipulada de acordo com as demandas daquele paciente que possui a receita. Assim, o medicamento manipulado é produzido sob demanda e é totalmente personalizado.
Com isso, podemos dizer que o remédio manipulado respeita o funcionamento de cada organismo. Assim como, podem ser adicionadas ou retiradas substâncias que possam causar alguma reação adversa, como alergias. O que o torna um remédio seguro.
Além disso, o remédio manipulado é um recurso que pode fazer toda a diferença no tratamento. Produzido em doses específicas, o medicamento segue fórmulas padronizadas e reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assim como normas de segurança. Aliás, é importante frisar que o mesmo princípio ativo utilizado nos remédios tradicionais, são utilizados no manipulados.
VANTAGENS DO REMÉDIO MANIPULADO
Quem busca evitar o desperdício, economizar, obter um remédio personalizado, assim como melhorar a adesão ao tratamento, deve procurar esse produto. Vamos explicar melhor cada uma dessas vantagens, e ainda apontar uma extra. Entenda:
Remédio exclusivo
Cada paciente possui uma receita médica única, direcionada para atender a sua demanda medicamentosa. Sendo assim, são indicadas as substâncias que comporão a fórmula do medicamento. Isso permite que o paciente tenha um remédio específico que pode até tratar mais de um problema de saúde.
Economia de recursos
Logo que o farmacêutico recebe a receita médica, ele manipula o remédio baseado na quantidade necessária para aquele paciente. Dessa maneira, há um melhor manejo das substâncias e a quantidade produzida é feita para durar até o final do tratamento. Assim, não há desperdícios.
Preço mais acessível
Já que o remédio manipulado é feito em doses específicas, muitas vezes ele é mais barato que o medicamento convencional.
Formato personalizado
No caso de crianças e idosos, as tradicionais cápsulas ou sabores incomuns podem ser um obstáculo para a adesão ao tratamento. Porém, no caso do manipulado, sua apresentação pode ser em formato de gotas, creme, gel, pó, goma e até balas. Isso torna o tratamento mais atrativo.
Eficácia idêntica
Essa é uma das principais dúvidas: se o medicamento manipulado tem a mesma ação dos remédios tradicionais. Sim, pois possui o mesmo princípio ativo do convencional, além de apresentar a mesma eficácia do remédio industrializado.
Por último, devemos destacar que a pessoa interessada em obter um remédio manipulado deve se consultar com o médico. Somente ele poderá orientar sobre o medicamento necessário e fazer o devido acompanhamento. Aliás, não se pode fazer uso da receita de um remédio manipulado por terceiros, a prescrição é individual, respeitando o metabolismo de cada um.
Gostaria de conhecer mais sobre o remédio manipulado? Possui uma receita? Clique aqui para entrar em contato conosco.
Referências: Drauzio Varella e Tua Saúde