Você já ouviu falar sobre os radicais livres? Eles são pontos-chave no processo de envelhecimento, o que não só afeta o aspecto físico, mas também o funcionamento do corpo. No entanto, é possível retardar os sinais do envelhecimento, combatendo os fatores que aceleram esse processo. Mas afinal, o que são radicais livres? É o que você vai descobrir neste artigo!
Antes de mais nada, é preciso saber que, em níveis normais, os radicais livres não representam riscos para a saúde. Aliás, através dos antioxidantes, fica mais fácil controlá-los, evitando o envelhecimento precoce.
Quer entender como tudo isso funciona na prática? Continue a leitura!
O QUE SÃO RADICAIS LIVRES?
Os radicais livres são moléculas instáveis presentes no nosso organismo. Elas possuem um elétron que se associa com células positivas rapidamente, seja para oxidar ou reagir, causando sua degradação. No entanto, eles são elementos naturais do corpo, e produzidos pelas células durante a a transformação do oxigênio em gás carbônico. Esse processo é fundamental para transformar os nutrientes dos alimentos consumidos em energia.
Embora a ação dos radicais livres possa danificar nossas células, o próprio corpo humano possui enzimas protetoras. Elas controlam o nível de produção dessas moléculas nocivas pelo corpo. Mas não são apenas os processos metabólicos que causam a oxidação das células sadias. Agentes externos também podem acelerar o processo.
ENVELHECIMENTO E RADICAIS LIVRES: COMO SE RELACIONAM
Também conhecida a ação dos radicais livres como estresse oxidativo, esse processo pode ser acelerado. Entre as maneiras de estimular a oxidação das células, está a exposição à poluição, radiação solar, tabagismo, consumo de álcool, estresse e produtos químicos.
Dessa forma, os primeiros sinais do envelhecimento podem aparecer por meio de alterações nas funções biológicas de proteínas, como o colágeno. Como sabemos, o colágeno é uma estrutura de sustentação, que deixa a pele mais firme e elástica. No entanto, os radicais livres degradam as fibras do colágeno e, assim, surgem as linhas finas, flacidez, manchas e rugas.
COMO COMBATER O PROCESSO OXIDATIVO?
Agora que você entende melhor porque envelhecemos, é hora de saber quais hábitos podem ser adotados para prevenir o excesso de produção de radicais livres.
TENHA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
Os alimentos são uma ótima maneira de controlar a ação dos radicais livres. Isso porque diversas vitaminas, como a vitamina C, E e A têm propriedades antioxidantes. Sendo assim, para aproveitar desse benefício, o ideal é consumir frutas cítricas, vegetais verdes-escuro, arroz, nozes, cenoura, brócolis, melão, entre outros. Conheça outros antioxidantes naturais clicando aqui!
PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA A PELE
A tecnologia de cuidados para a pele também foi capaz de reunir os ativos das vitaminas em produtos de beleza. A vitamina C para a pele, por exemplo, tem diversos benefícios e pode ser encontrada em cremes, séruns, protetores solares e muito mais.
MUDANÇA DE HÁBITOS
O cigarro e o álcool podem acelerar o envelhecimento e os primeiros sinais ficam logo evidentes. Evitar a adoção desses maus hábitos, previne não só o excesso de radicais livres, mas também outras doenças. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode ser prejudicial, sendo indispensável o uso diário do protetor solar.
Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre o processo oxidativo das células!
Siga-nos nas redes sociais para não perder nenhum de nossos conteúdos! Clique aqui para Facebook e aqui para Instragram
Referências: Super Interessante e Inatel