Um estilo de vida saudável consiste em ter uma alimentação equilibrada, aliada à prática de exercícios físicos. No entanto, muitos acabam deixando os cuidados com alimentação de lado, preocupando-se apenas com os resultados que esperam obter com a academia. A maneira como nos alimentamos tem total influência sobre o processo de absorção de gordura pelo organismo. Portanto, somente a prática de exercícios físicos pode não trazer os resultados esperados.
Sobretudo, a alimentação é um fator-chave para um eficiente gerenciamento de medidas. Para reduzir a absorção de gordura, é possível contar com a ajuda de alguns alimentos e suplementos alimentares, que auxiliam nessa tarefa.
Dessa maneira, é possível perder peso, eliminar a gordura localizada e ter mais saúde. Continue a leitura e conheça formas de reduzir a absorção de gordura na sua alimentação!
CONSUMA ALIMENTOS COM PECTINA
A pectina é uma substância que tem uma propriedade bastante interessante. Ela é capaz de formar uma espécie de gel que envolve a gordura dos alimentos. Assim, o organismo encontra mais dificuldade para absorvê-la. A pectina está presente em alimentos como a maçã e a farinha de maracujá. Além disso, essa substância tem ação antioxidante, o que retarda o envelhecimento precoce e degradação das células.
NÃO SE ESQUEÇA DAS FIBRAS
Certamente, quem está em dieta, sabe que as fibras são fundamentais para o gerenciamento do peso. Elas ajudam a aumentar a saciedade, controlando a compulsão alimentar. A aveia, por exemplo, além de rica em fibras, contém substâncias chamadas de betaglucanas. Elas são responsáveis por reduzir a absorção de gordura pelo organismo.
INCLUA ALIMENTOS COM VITAMINA B6
Em nosso organismo, pode ser encontrada uma substância conhecida como homocisteína. Ela ajuda na formação das placas de gordura. A vitamina B6 atua ajudando a reduzir os níveis dessa substância. Os alimentos com maiores concentrações da vitamina são: banana, abacate, ovos, aves, peixes, leguminosas, entre outros.
BENEFICIE-SE DA SOJA
O tipo de soja mais conhecido pelos brasileiros, é a amarela. Ela atua positivamente no metabolismo. Além disso, auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e no crescimento dos níveis de HDL, o colesterol bom. Dessa forma, evitando que placas de gordura se prendam às paredes arteriais. Com isso, há uma redução dos riscos de um AVC ou infarto.
Outra opção, é a soja preta, que não é tão comum, infelizmente. Ela age nos adipócitos, células compostas de gordura, proporcionando uma redução na absorção de gordura.
BLOQUEADORES DE GORDURA
Os bloqueadores de gordura são suplementos encontrados em farmácias de manipulação. Após ingeridos, transformam-se em um gel, capaz de reduzir a absorção de gordura. Portanto, devem ser ingeridos antes das refeições. Ao final do ciclo, essa gordura é eliminada com as fezes. Veja abaixo os principais bloqueadores de gordura:
QUITOSANO
Encontrado nas cascas de alguns moluscos, o quitosano tem a propriedade de reunir as moléculas de gordura. Dessa maneira, o organismo “entende” que tratam-se de fibras, eliminando a gordura através das fezes
FENO-GREGO
Esse vegetal também ajuda o organismo a assimilar as gorduras dos alimentos como se fossem fibras, diminuindo sua absorção. Além disso, também ajuda a reduzir o colesterol.
FIBRA DE FEIJÃO BRANCO
Como já comentamos, as fibras são capazes de atrair as moléculas de gordura e eliminá-las nas fezes. Além disso, a fibra de feijão branco tem como principal propriedade a diminuição da absorção de carboidratos.
PSILLIUM
A psillium é uma fibra alimentar certificada pela Anvisa, com o efeito de reduzir a absorção de gordura. Suas propriedades são conhecidas, assim como a necessidade de ingeri-la com líquidos para que sua ação seja maximizada.
Entretanto, ressaltamos que é importante a orientação de um profissional da saúde, que indicará a melhor estratégia para reduzir a absorção de gordura.
Gostou deste conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!
Referências: Viva a vida ativa e Vix