De fato, eles estão na moda: presentes na maioria das formulações dos dermocosméticos ou suplementos. Sabe do que estamos falando? São os antioxidantes naturais, isto é, substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento e diversas doenças. Mas, entender o que são os antioxidantes é essencial para compreender os motivos da sua fama.
Envelhecer é um processo natural do organismo, não há como impedir que isso aconteça. No entanto, existem maneiras de atenuar os sinais da idade ou até mesmo retardar um pouco dessa mudança. Sobretudo, é por meio dos antioxidantes que se pode evitar a a oxidação celular, combatendo o processo de envelhecimento.
Toda célula passa pela oxidação, no qual os radicais livres agem desestabilizando as células e causando sua degradação. Um dos seus efeitos negativos, é o envelhecimento. Dessa maneira, os antioxidantes combatem os radicais livres e assim, preservam a saúde, o que reflete na pele.
Quer saber quais são os antioxidantes naturais mais comuns? Continue a leitura!
CAROTENOIDES
Os carotenoides possuem propriedades capazes de prevenir o envelhecimento e até o câncer. Também ficou comprovado que esses antioxidantes naturais reforçam as defesas do organismo e reduzem as chances do desenvolvimento de certas doenças. Entre os carotenoides mais comuns estão o licopeno, betacaroteno e luteina. Veja mais sobre eles:
LICOPENO
Encontrado principalmente no tomate, esse antioxidante natural pode ajudar a reduzir os riscos de um acidente vascular cerebral.
BETACAROTENO
Na alimentação diária, o betacaroteno pode ser encontrado na cenoura, por exemplo. Ademais, a melhor absorção do betacaroteno pode ser feita através da ingestão das gorduras boas.
LUTEINA
Presente na laranja, pimenta vermelha, milho e batata-doce, a luteina também é um antioxidante natural. Além dos benefícios de prevenir os sinais da idade, a luteina também melhora a saúde dos olhos.
VITAMINA A
Muitos produtos levam vitamina A em sua composição devido à sua capacidade de reparar os danos causados ao DNA. Além disso, ajuda no crescimento de unhas, cabelo e pele.
VITAMINA E
A vitamina E também é conhecida como alfa-tocoferol, um dos antioxidantes naturais que retarda o envelhecimento da pele. Ademais, também possui ação anti-inflamatória e previne doenças degenerativas.
VITAMINA C
Outra que se tornou queridinha pela seção de cuidados com a pele é a vitamina C. Ela vem sendo adicionada à variadas composições. Entretanto, é possível tomar suplementação de vitamina C e obter todos os benefícios anti-idade.
POLIFENÓIS E FLAVONOIDES
Manchas e rugas podem ser combatidas graças à ajuda desses dois antioxidantes naturais. Encontrados em frutas vermelhas, os polifenóis e flavonoides combatem esses sinais indesejados do envelhecimento.
ÔMEGA-3
Conhecido por estar presente em peixes como o salmão e a sardinha, o ômega-3 é um antioxidante natural que ajuda a manter a hidratação da pele. Assim como, age como um anti-inflamatório poderoso que protege o organismo. Além disso, o ômega-3 regula a pressão, previne o risco de infarto e derrame, estabiliza os triglicérides, regula o colesterol e também evita a aterosclerose.
Gostou de saber mais sobre os antioxidantes naturais? Então compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais! Ele pode ser interessantes para seus amigos!
Referências: GreenMe e Revista Saúde