Avós, mães e tias sempre têm produtos queridinhos para a pele. Antigamente, era mais difícil encontrar variedade e novidades, de forma que alguns itens até hoje são clássicos. No entanto, nos últimos anos, o avanço nas pesquisas sobre beleza e bem-estar trouxe novas linhas de produtos, específicos para a pele. Mas afinal, o que são dermocosméticos?
Eles fazem parte de um crescimento do mercado que acompanhou o aumento do interesse em novos produtos para a pele. Um exemplo claro disso, é que mais pessoas têm procurado manter uma rotina de cuidados com a pele, buscando produtos específicos e inovadores.
Entretanto, é preciso entender o que são os dermocosméticos, quais benefícios proporcionam, como atuam e de que forma usá-los. Pois eles são um grupo de produtos diferentes dos cosméticos tradicionais e apresentam características marcantes. Continue a leitura para entender as diferenças!
O QUE SÃO DERMOCOSMÉTICOS?
Em sua composição, os dermocosméticos atuam em diferentes funções. Por conter um ou vários ativos, eles podem ser utilizados em variados tratamentos dermatológicos. Dessa forma, podemos definir os dermocosméticos como produtos que contém ativos farmacológicos em sua composição, em prol de uma pele saudável em mais bonita.
Sobretudo, eles podem solucionar problemas como a flacidez, rugas, manchas e envelhecimento. Sendo possível encontrar soluções múltiplas em um único produto.
COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA
Também conhecidos como cosmecêuticos, os dermocosméticos têm classificação grau II na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa característica indica que esses produtos passaram por pesquisas e testes para comprovar sua eficácia e segurança.
Portanto, existem diferenças entre os cosméticos e os dermocosméticos. Sendo importante compreendê-las para escolher a melhor opção. Entenda a seguir!
COSMÉTICOS X DERMOCOSMÉTICOS
Com objetivos distintos, os cosméticos reúnem produtos para beleza que agem nas primeiras camadas da pele. Isso significa que, apesar de provocar mudanças na cútis, essas alterações são momentâneas. Por isso, quando esses produtos são retirados da pele, não observa-se uma melhora significativa no aspecto da região.
Já os dermocosméticos, funcionam como um tratamento a longo prazo, que soluciona ou minimiza algum problema de pele. Até cicatrizes podem ter uma melhora na aparência. Ou simplesmente, atuam para hidratar a pele profundamente.Dessa maneira, os dermocosméticos agem no cuidado e na beleza da pele, com efeitos duradouros.
MANIPULAÇÃO DE DERMOCOSMÉTICOS
Assim como os cosméticos tradicionais, também é possível encontrar no mercado dermocosméticos fabricados em larga escala. Produzidos para o público em geral, não possuem uma composição específica para cada pessoa. Sendo assim, o dermocosmético manipulado é a melhor opção para quem procura um produto personalizado.
O dermatologista é o profissional mais indicado para receitar uma fórmula de dermocosmético individual. Ele fará uma avaliação do paciente e indicará quais são os cuidados necessários. Em seguida, irá prescrever quais ativos deverão fazer parte da composição do dermocosmético.
Portanto, a manipulação de dermocosméticos é uma vantagem para quem deseja um produto que atenda às próprias particularidades. Ademais, podem ser produzidas fórmulas exclusivas que melhoram progressivamente a saúde e beleza da pele.
Agora que você sabe o que são os dermocosméticos, conheça um tratamento de pele inovador: o peeling! Leia aqui e saiba mais sobre essa opção de cuidados com a pele.
Referências: Derma Club e Minha Vida