Estima-se, hoje, que mais de 125 milhões de pessoas ao redor do mundo convivem com a doença, mas poucas sabem realmente o que é psoríase.
Sobretudo, a psoríase é caracterizada como uma doença crônica inflamatória sem causa definida, e pode atingir tanto homens quanto mulheres, de diferentes idades.
A doença não possui causa definida, mas sabe-se que existe a influência de fatores genéticos.
Além disso, fatores como estresse e a ansiedade também podem desencadear a doença, fazendo com que a psoríase seja também considerada como uma doença de aspecto emocional.
O QUE É PSORÍASE E COMO IDENTIFICÁ-LA?
Por ser uma doença inflamatória, a psoríase se manifesta por lesões na pele, como áreas de vermelhidão que podem apresentar descamação, podendo aparecer em qualquer parte do corpo.
As áreas mais comuns para o aparecimento da psoríase são áreas de dobras, como cotovelos, além das palmas das mãos, plantas dos pés e por toda a pele, a depender da evolução da doença.
A identificação da doença ocorre quando a pessoa percebe mudanças na pele com o surgimento das lesões. É necessário, então, procurar um médico para realizar o diagnóstico e para receber a prescrição do tratamento adequado.
Muitas pessoas, ao não saberem o que é psoríase, entendem que a doença é transmissível, e acabam afastando a pessoa que possui a doença do seu círculo social.
A saber, a psoríase não é uma doença transmissível e tem caráter autoimune.
RELAÇÃO DA PSORÍASE COM ESTRESSE E ANSIEDADE
Dentre os fatores desencadeantes da doença, ganham destaque a ansiedade e o estresse emocional. É muito comum observar o surgimento da psoríase em pacientes que passaram por algum trauma emocional ou estão vivendo momentos turbulentos, fatores que afetam intensamente a saúde mental.
No momento atual em que vivemos, em meio a uma pandemia devido ao novo coronavírus, muitas pessoas estão relatando o aumento da ansiedade e estresse.
Dessa maneira, esse período de incertezas e de isolamento social pode vir a desencadear crises de psoríase, o que requer maior atenção das pessoas que possuem a doença. Não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência.
COMO TRATAR A PSORÍASE?
Por mais que a doença não tenha uma cura definitiva, as possibilidades de tratamento da doença, para o controle dos sintomas, são amplas. No entanto, é preciso levar em consideração fatores como a gravidade da doença, quais os locais de lesão, idade do paciente, dentre outros.
Em casos mais leves, o uso de medicamentos externos no local de lesão e hidratação da pele são os mais recomendados. Já para os casos moderados e graves, existem opções como medicamentos orais, injetáveis, fototerapia e outros.
Portanto, saber qual a melhor forma de tratamento para a psoríase depende do diagnóstico médico e da orientação do mesmo para um tratamento adequado.
Gostou do post e quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui para falar com nossa equipe especializada e conheça as nossas soluções para amenização da psoríase.