O envelhecimento é frequentemente associado a problemas de saúde e privação da autonomia. O processo natural de envelhecimento do corpo humano nos leva a crer em estigmas ultrapassados. Vale lembrar, que a prática de bons hábitos durante toda a vida garante uma boa saúde na terceira idade.
De acordo com dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos (quem tem 65 anos de idade ou mais) representam mais de 13% da população. Isso equivale a cerca de 30 milhões de pessoas. A expectativa é que esse número dobre nas próximas décadas.
Então, pensando na parcela crescente de indivíduos na terceira idade, listamos algumas dicas com cuidados essenciais ao longo da vida e da velhice. O objetivo é combinar a longevidade com uma excelente qualidade de vida.
A importância dos cuidados com o corpo
Atividades físicas, como Pilates, caminhadas e hidroginásticas são ótimas aliadas da saúde de uma pessoa idosa. Aliás, o exercício é fundamental em qualquer fase da vida. No caso da terceira idade, é recomendada uma consulta prévia com o médico para entender melhor as restrições e os cuidados.
Os benefícios de manter o corpo e a mente ativos são vários. Eles vão desde a prevenção de doenças nos ossos e articulações ao bem-estar e bom humor. Além disso, a prática libera hormônios que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na melhora da qualidade do sono.
O poder de uma alimentação regrada
Comer bem e de forma saudável é outro hábito que traz benefícios ao longo de toda a vida. Dessa forma, é indicado que idosos apostem em alimentos ricos em nutrientes e proteínas magras. Frango, peixes, além de verduras, frutas e legumes são as melhores opções.
Eles ajudam a manter em dia a saúde do coração e das artérias. Além disso, é essencial a precaução quanto à quantidade de sal e açúcar nas refeições. O excesso pode implicar em ganho de peso e doenças crônicas.
Vale lembrar que a hidratação também faz parte da dieta. A água é essencial para todos os processos metabólicos, equilibra o organismo e estimula o bom funcionamento de todo corpo.
Lazer e convívio social
O estresse é um inimigo do ser humano. Rotinas exaustivas ou difíceis podem causar diversas enfermidades mentais e até físicas. Por conta disso, é preciso separar um tempo no dia a dia para o lazer ou para estar perto de pessoas queridas.
Desa forma, ler livros, assistir a bons filmes, bem como descobrir novas atividades prazerosas podem combater o estresse e estimular o idoso cognitivamente.
A solidão e isolamento social também contribuem para que as pessoas adoeçam. Nesse sentido, o convívio com amigos e familiares acaba se tornando uma terapia e um momento de diversão. Logo, são momentos importantes para manter a saúde na terceira idade.
Sobretudo, a ideia de que idosos são antônimos de saúde é equivocada. Primordialmente, bons hábitos físicos, alimentares, rotinas e acompanhamento médico garantem uma qualidade de vida boa por muitos anos.
Então, gostou de saber mais sobre como manter a saúde na terceira idade? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para propagar a saúde!