Como você costuma lidar com o ressecamento da pele? Apesar de esta não ser uma condição de pele preponderante no Brasil, devido à maioria das pessoas possuírem a pele do tipo oleosa, ainda assim o problema pode acontecer, por diversos motivos.
Sobretudo, o ressecamento pode aparecer por fatores como condição ambiental, climática, uso de medicamentos, falta de cuidados específicos e, até mesmo, por fatores genéticos.
Nesse sentido, quando a pele fica ressecada, percebe-se uma modificação na barreira cutânea, impedindo a retenção de água e causando as sensações e aparência comuns da pele ressecada.
Então, se você passa por este problema, continue lendo este artigo. Mostraremos alguns indícios de que sua pele pode estar ressecada, além de cuidados para evitar esse inconveniente.
Como reconhecer os sinais de ressecamento da pele?
Primeiramente, é importante observar algumas regiões específicas do corpo, que são mais propensas a exibir os sinais de ressecamento da pele. Normalmente, as mãos, braços, cotovelos, joelhos e a parte inferior das pernas são os primeiros a ressecar.
Quanto aos sinais da pele ressecada, podem ser desde coceira e vermelhidão, com algumas linhas finas, até os mais graves e incômodos. É comum que a pele fique com aparência endurecida, especialmente após o contato com a água.
Além disso, pode ser que ocorra o descascamento e rachaduras, que podem ser bem profundos, levando até a sangramentos.
Como evitar e tratar o ressecamento da pele?
Para evitar que estes sinais surjam, vamos ver algumas dicas simples para evitar o ressecamento.
1. Evite tomar banhos muito quentes
Este é um problema muito comum no inverno, apesar de que há quem goste de um banho bem quente em qualquer estação do ano. O problema é que a temperatura muito alta da água pode afetar a camada externa da pele, aumentando seu aspecto ressecado. O ideal é sempre optar pela água morna ou fria.
Contudo, se você quiser, ainda pode tomar banho com água quente, mas com alguns cuidados. Por exemplo, é importante caprichar na hidratação pós banho e não demorar muito no chuveiro e/ou banheira.
2. Use cremes específicos
Cremes e hidratantes são seus maiores aliados se você tem uma tendência a ter a pele seca. Caso você perceba os primeiros sinais, pode adotar este hábito como parte da sua rotina, após cada banho e antes de dormir.
Existem muitas opções, como o lipowheat, que é um nutricosmético, que hidrata de dentro para fora, e ainda reduz a profundidade das rugas e linhas de expressão. Clique aqui para conhecer mais sobre o produto em nossa loja virtual. Além disso, você pode combinar com hidratantes externos, inclusive os dermocosméticos manipulados, para ter uma sinergia maior e garantir a hidratação ideal.
Por exemplo, se você trabalha o dia todo no ar condicionado, vale a pena ter um creme para hidratar as mãos.
3. Beba muita água
A água é um hidratante natural que também age de dentro para fora. Ou seja, beber bastante água ajuda a evitar o ressecamento da pele. O ideal é consumir de 2 a 3 litros por dia.
Afinal, uma pessoa desidratada sofre uma perda de elasticidade na pele, além de deixá-la mais ressecada.
4. Cuidados extras com os joelhos e cotovelos
Articulações são alguns dos pontos que mais sofrem com o ressecamento da pele. Joelhos e cotovelos são os que mais têm contato com as roupas, podendo até mesmo adquirir manchas. Portanto, o ideal é tomar alguns cuidados, como usar roupas mais largas, hidratar estas áreas com mais frequência e usar protetor solar.
Vale lembrar, que a consulta com um médico dermatologista é imprescindível para manter a saúde da pele, com as indicações de produtos específicos para cada caso.
Gostou das dicas? Clique aqui para ler outro artigo com cuidados extras para a pele seca. Ah, e não deixe de assinar nossa newsletter, para receber outros conteúdos como este, com dicas para sua saúde, beleza e bem-estar.