A amenização de fatores como estresse, baixa autoestima e cansaço, podem ser apontados como vantagens da meditação. Principalmente, para quem sente cansaço excessivo, falta de disposição e ânimo para executar as tarefas mais simples, a prática pode ser um caminho na busca de um estilo de vida mais saudável.
Focada no autoconhecimento, a meditação é uma prática benéfica para todas as fases da vida. Sobretudo, a arte milenar é principalmente recomendada para momentos delicados e para quem busca por autoconsciência e harmonia.
Dessa forma, atraindo cada vez mais pessoas preocupadas com seu bem-estar, o exercício se tornou uma das inúmeras alternativas contra o estresse diário. Com mantras e posições que ativam articulações e pontos de energia do corpo, a melhora da saúde física, além de uma melhor disposição mental, são outras vantagens da meditação. Então, quer conhecer mais benefícios dessa prática? Continue a leitura!
Princípios básicos da meditação
Apesar de a origem da meditação não ser exatamente apontada, no imaginário coletivo, a prática remete aos templos budistas e cultura oriental. Apesar disso, o exercício tornou-se cada vez mais acessível, com aulas em espaços destinados à terapia holística, além de serem encontradas atividades de fácil compreensão pela internet.
Além disso, existem vertentes na prática de meditação, mas a convergência entre todas é o autoconhecimento e reflexão, que influenciam na percepção do corpo e dos pensamentos. Contudo, as diferenças envolvem a filosofia do praticante e objetivos.
Um dos pilares de todas as vertentes da meditação é o controle da respiração. Com a necessidade de rapidez no trabalho, em que tudo precisa ser cumprido no menor espaço de tempo possível, o corpo se adapta e, consequentemente, a respiração se torna cada vez mais irregular.
O primeiro contato com a meditação envolve tomar consciência do ar que entra pelo nariz e de que forma ele oxigena os membros do corpo. Dessa maneira, o corpo e mente se tornam mais controlados. A partir disso, a percepção do ambiente é estimulada e pensamentos conflituosos são deixados um pouco de lado.
Melhoria da rotina
A concentração é algo extremamente difícil de manter e pode ser um empecilho para quem nunca meditou antes. Dessa maneira, os especialistas que se dedicam ao estudo da meditação, indicam uma prática gradual. Poucos minutos destinados à prática no início e, à medida que for evoluindo, mais tempo de exercício.
Por melhorar a relação com o corpo e a respiração, as vantagens da meditação compreendem os seguintes pontos na rotina:
- Alivia tensões;
- Melhora a concentração;
- Auxilia no controle da respiração;
- Influencia no processo de autoconhecimento;
- Melhora qualidade de vida;
Portanto, destinar um momento na rotina para a meditação, pode ser uma alternativa para quem busca equilíbrio e controle da ansiedade. É recomendado escolher um ambiente calmo e limpo, sem interferências de outras pessoas, além de praticar no mesmo horário todos os dias. A posição deve ser a mais confortável possível, podendo ser deitada, sentada ou até em pé, desde que a coluna esteja ereta.
Gostou do texto? Compartilhe-o em suas redes sociais!