Tratamento da calvície: como aumentar os resultados com uma rotina de cuidado capilar? Minoxidil
A calvície é uma condição que afeta a grande maioria dos homens e, também, mulheres em variados graus, causando incômodo e afetando a autoestima.
Embora existam diversos fatores possíveis para a queda de cabelo e tratamentos disponíveis para fortalecer os fios e reduzir a perda capilar, o que de fato origina a calvície e como revertê-la, ainda são desconhecidos.
Contudo, é possível adotar uma rotina de cuidados capilares para potencializar os tratamentos ou reduzir os sinais da calvície.
Entendendo a Calvície:
A calvície, também conhecida como alopecia androgenética, ocorre com o enfraquecimento dos folículos capilares.
Com o tempo, esses folículos produzem fios de cabelo mais finos e curtos, até que param de produzir cabelo completamente.
Portanto, a calvície significa a perda permanente do cabelo no couro cabeludo, total ou parcial.
Outro cenário, é o denominado eflúvio telógeno, que é a queda de cabelo em um volume maior que o considerado normal (entre 100 fios por dia) e que tem várias causas. A queda acentuada dos fios simplesmente pode não indicar uma futura calvície, se novos fios continuam nascendo, mas, certamente, deve ser investigada pelo médico. Sendo assim, é importante otimizar os resultados para o tratamento de calvície com uma rotina de cuidado capilar.
O uso do Minoxidil
Atualmente, um dos tratamentos mais comuns indicados para a calvície, inclui medicamentos como o Minoxidil, especialmente para a alopecia androgenética, e que pode ser encontrado na farmácia de manipulação. Ele age diretamente nos folículos capilares, prolongando a fase anágena (de crescimento) do ciclo capilar e aumentando o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, o que melhora a nutrição e oxigenação dos folículos. Isso resulta no fortalecimento dos fios existentes e no estímulo do crescimento de novos fios, especialmente em áreas de afinamento capilar.
O Minoxidil é geralmente indicado para uso tópico, para ser aplicado diretamente no couro cabeludo nas áreas onde há queda de cabelo ou afinamento. Mas em alguns casos, conforme avaliação médica, pode ser receitado o medicamento na versão oral. A interrupção na aplicação regular pode levar à reversão dos benefícios obtidos e os resultados variam de pessoa para pessoa. O acompanhamento médico é fundamental.
Embora a calvície seja uma condição com forte componente genético, adotar uma rotina de cuidados capilares adequada pode fazer uma grande diferença nos resultados dos tratamentos.