Como melhorar a saúde intestinal e reduzir inflamações crônicas?
As articulações são estruturas que conectam dois ou mais ossos e que possibilitam a movimentação e estabilidade do corpo humano.
Problemas nas articulações, como a artrite ou lesões na região em geral, podem afetar significativamente a rotina, tornando difícil ou doloroso realizar as atividades diárias.
Portanto, cuidar das articulações através de exercícios, uma dieta saudável e prevenção de lesões faz parte dos cuidados necessários para manter a funcionalidade do corpo e qualidade de vida.
Quais as causas das dores articulares?
As dores articulares podem variar de leves a debilitantes e podem ser causadas por diferentes condições e situações.
Algumas doenças, lesões, infecções, inflamações propiciam as dores articulares, bem como o próprio processo de desgaste das cartilagens pelo envelhecimento natural do indivíduo.
Assim, aliviar as dores articulares é uma medida para combater os sintomas indesejados dessas variadas causas, especialmente entre pessoas mais velhas ou aquelas com condições crônicas como a artrite.
Como aliviar a dor? Existem várias abordagens para administrar a dor, desde tratamentos médicos com remédios até mudanças no estilo de vida e medicamentos naturais.
Terapias Médicas: Ser avaliada pelo médico especialista é essencial para a condução do tratamento adequado e, quando necessário, fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios ou qualquer outro que possa ser receitado pelo profissional, conforme a gravidade. Outras formas de terapias médicas podem incluir a fisioterapia, RPG, pilates, entre outros, para correção da postura e, assim, reduzir a carga sobre a articulação decorrente da má postura ou outra dificuldade.
Exercício e Atividade Física: Manter-se ativo é importantíssimo para a saúde das articulações. Exercícios de baixo impacto, como caminhada, ciclismo e natação, ajudam a manter a mobilidade. A musculação promove o fortalecimento dos músculos e auxilia na estabilidade do corpo, reduzindo o impacto sobre as articulações. Alongamentos regulares mantém a flexibilidade e previnem a rigidez.
Controle do Peso: O excesso de peso coloca uma pressão adicional nas articulações, especialmente nas dos joelhos, quadris e coluna. Perder peso pode fazer uma diferença significativa na redução da dor articular. Uma dieta balanceada e rica em nutrientes, com ênfase em alimentos anti-inflamatórios como frutas, vegetais, peixes ricos em ômega-3 e nozes, pode contribuir para a redução da inflamação no corpo e das dores articulares.
Medicamentos Naturais e Suplementos: Diversos medicamentos naturais e suplementos podem ser úteis no alívio da dor articular. Algumas essências podem proporcionar alívio quando aplicado topicamente. Suplementos como glucosamina e condroitina são frequentemente utilizados para apoiar a saúde das articulações, sendo importante passar por uma avaliação médica. A cúrcuma, conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, pode ser incorporada à dieta ou tomada como suplemento, assim como, diversas vitaminas para suprir alguma deficiência da dieta alimentar.
A farmácia de manipulação poderá personalizar conforme a receita prescrita, adequada à necessidade particular de cada um.
Entre em contato com a Empório Magistral!